08 junho, 2009

Tudo Sobre SEO

seo

O significado de SEO é Search Engine Optimization. Conhecemos ele também como Otimização de Sites e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. Fazendo isso da forma correta, conseguimos um melhor posicionamento em uma página de resultados de uma busca. Com boas técnicas de SEO você conseguirá colocar seu site/Blog na primeira página do resultado de uma pesquisa no Google, por exemplo, sobre um assunto que você publicou.

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Esta otimização torna-se cada vez mais necessária, pois pesquisas vêm mostrando que cerca de 90% dos internautas visitam somente as primeiras três páginas do Google por exemplo e a grande maioria destes ficam apenas na primeira página.

Não há nenhuma garantia de que o trabalho do profissional de SEO possa obter o resultado desejado porque o Google, por exemplo, possui mais de 1.500 critérios de pontuação que utiliza para classificação dos sites. Mas quanto maior for o planejamento e o emprego correto e sistemático de algumas técnicas podem quase sempre levar o trabalho de SEO a um resultado satisfatório. Aqui no Botoja Dicas você verá várias dicas de como otimizar seu site/blog, veja algumas dicas:

  • Escolha das palavras-chave relacionadas com o conteúdo principal de cada página do site. Estas palavras devem ser distribuídas ao longo do conteúdo do site com uma palavra-chave para cada página. Em breve teremos uma postagem só sobre esse assunto.

  • Utilização de linguagem simples para permitir que os robôs dos buscadores possam encontrar as palavras-chave nas suas páginas, como HTML, CSS, evitando o uso exagerado de Flash, por exemplo.

  • O conteúdo deve ser de qualidade e com grande quantidade de palavras-chave distribuídas ao longo do texto, o uso de links no meio do texto, apontando para páginas internas do site. O texto pode ser dividido em tópicos para facilitar a sua leitura pelo usuário.

  • O uso de palavras-chave no título do site, na URL, sempre que possível e nas meta-tags é muito importante.

  • Os links externos são muito importantes. Contam mais pontos quando vindos de sites mais respeitados pela comunidade de internautas. Estes links podem aumentar o PageRank e através dele, o tráfego pode aumentar significativamente.

  • Acompanhamento dos resultados. O tráfego do site precisa sempre ser acompanhado de perto para que o profissional de SEO possa saber a origem dos usuários do site, quais as páginas e links são mais acessados, para onde vão os usuários após visitarem o site e até mesmo quanto tempo permanecem e qual palavra-chave utilizaram para entrar nele. Assim podemos trabalhar na otimização e corrigir possíveis desvios do resultado desejado.

Alguns destes resultados podem ser medidos em sites gratuitos de análise de trafego como o Google Analytics e Ferramentas para Webmasters do Google , MSN Webmaster Tools da Microsoft e o Yahoo Site Explorer, entre outros.

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